Um pé no Jardim de Infância e outro no 1º ano do 1ºCEB…

 

A Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar (Lei nº5/97, de 10 de Fevereiro) estabelece como princípio geral que “a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário”.

A Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico” visa transformar a transição entre o jardim de infância e o 1ºano do 1º ciclo do ensino básico num processo harmonioso e equilibrado promotor de sucesso para a criança.

Cabe ao educador, em conjunto com o professor do primeiro ciclo do ensino básico (1ºCEB), proporcionar à criança uma situação de transição facilitadora da continuidade educativa.

Esta transição envolve estratégias de articulação que passam não só pela valorização das aquisições feitas pela criança no jardim de infância, como pela familiarização com as aprendizagens escolares formais e também pelo trabalho de colaboração e articulação pedagógica conjunta.

O powerpoint abaixo apresentado é um ponto de partida do que pretende ser um projeto de articulação pedagógica entre os Jardins de Infância e os primeiros anos do primeiro ciclo de ensino básico de um mesmo agrupamento…  é um caminho que se faz caminhando…

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Sobre a autora

Educadora de Infância, desde 1984. Licenciada e Mestre em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, Universidade do Porto. Foi diretora do Centro de Formação Terras da Feira /(associação de escolas), Formadora de Docentes âmbito da Certificação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua-Braga e também do Pessoal Técnico, Auxiliar e Administrativo, com certificação IEFP. Saudações Cordiais. M. João silva